home
Analog Effects

Tone Ranger Ge
Germanium Boost


O Tone Ranger Boost Ge é um boost de germânio que recria o Dallas Rangemaster, treble bosst clássico dos anos 60 utilizado por Eric Clapton na fase Bluesbreakers. Este pedal possuía um timbre agudo catacterístico e qualidades sonoras notáveis para 'reforço' do sinal e criação de overdrives.



Dallas Rangemaster
original



P




P


Controles e operação

O Tone Ranger Ge é um pedal de fácil operação. O knob Boost controla a intensidade, volume e saturação do sinal.



A chave HI/LO de três posições oferece, além dos timbres originais do Rangemaster (HI), mais duas opções com níveis diferenciados de atenuação de agudos.







Apesar de ser capaz de produzir boost limpo, o Tone Ranger brilha realmente na geração de overdrive.

O pedal produz uma leve distorção de onda assimétrica.
O nível desta saturação pode ser controlado sensível à dinâmica das palhetadas e ao controle de volume da guitarra.  Quanto mais forte o toque da palheta e mais abertos o volume na guitarra e o controle de Boost, mais overdrive e sustain são obtidos.


Ligado a um bom amplificador valvulado, o Tone Ranger é capaz de saturar as válvulas de pré-amplficação, mesclando a saturação das válvulas com a do transístor de germânio, produzindo timbres incríveis de vintage overdrive.

Aplicado a transistorizados, o Tone Ranger
é ideal para fornecer mais brilho a amplificadores 'abafados'. Também é excelente para 'esquentar' pedais de distorção, interagindo de modo notável com overdrives das linhas Boss e Ibanez.




Aspectos técnicos

Transístores: Para recriação dos timbres originais do Dallas Rangemaster, utililizamos o transístor de germânio Texas Instruments CV7003 (NOS dos anos 70), versão militar do OC44 utilizado originalmente no Rangemaster.

Além de proporcionar timbres excelentes, este transístor possui resistência e estabilidade notáveis.

P
CV7003 de nosso estoque

Procedemos a uma cuidadosa seleção dos transístores de acordo com o ganho e vazamento, e só são utilizados os que atendem aos padrões de qualidade necessários.

Circuito
: Como no antigo Rangemaster, o circuito do Tone Ranger Ge é elaborado pelo sistema ponto a ponto,
sem a utilização de placa de circuito impresso.  Este sitema é totalmente artesanal e confere uma resistência notável ao circuito, incrementando as qualidades sonoras do pedal.

Ganho: O Tone Ranger proporciona um ganho elevado, de cerca de 25 db.  

Interação com outros pedais: A impedância de entrada e saída é compatível com a utilização com pedais wah-wah.


Alimentação: O consumo do Tone Ranger é baixíssimo (menos de 10mA), e uma bateria pode durar por meses. Ele também conta com uma entrada para fonte externa 9V (estabilizada). A vantagem no uso de baterias é que baterias gastas, com cerca de 8V, deixa o pedal mais 'manso' e suave.

Modificações: Considerando as nececessidades dos guitarristas atuais, realizamos outras modificações além da chave de tonalidade, tendo sempre o cuidado de preservar a originalidade dos timbres:  o pedal é 100% true bypass, o transístor é estabilizado no circuito para não sofrer variação de ganho com o calor. Além disso, o pedal conta com led, filtro contra ruídos e rádio interferências; o circuito é protegido contra ligações acidentais invertidas da alimentação e desliga automaticamente quando o jack input é desplugado.




Samples mp3*

Em breve:
_

Sample 1

Sample 2

Sample 3


Sample 4

P

*Como ocorre com a maioria dos pedais vintage, especialmente com boosts, os timbres  produzidos pelo Tone Ranger Ge dependem em grande parte das características do amplificador e da guitarra utilizados. Com cada amplificador e guitarra, o 'overdrive' produzido possui caraterísticas distintas.




Tone Ranger Ge
Características:
  • True bypass com footswitc 3PDT (azul de 9 pinos)
  • Circuito ponto a ponto (sem placa), como no antigo Rangemaster
  • Alimentação interna com bateria de 9V (incluída)
  • Alimentação externa com fonte estabilizada 9V 25mA
  • Controle interno trimmer de bias para ajuste do timbre
  • Transístor de germânio CV7003  selecionado
  • Estabilização térmica do transístor
  • Proteção contra inversão acidental de polaridade.
  • Proteçao contra ruídos
  • Desligamento automático da bateria com o jack input desplugado
  • Potenciômetro Constanta
  • Jacks Switchcraft
  • Toggle switch Mar-Girius
  • Knob circular grande ou chicken head
  • Led azul
  • Chassis de alumínio fundido estilo Hammond  (11,3cm X 5cm)
  • Caixinha, manual, recibo e Certificado de Garantia Plan-9 de cinco anos





Sobre as marcas registradas

Os termos "Dallas Rangemaster" não são propriedade da Plan-9 Analog Effects. Os termos 'Dallas Rangemaster' são propriedade de seu detentor atual, seja este quem for, e são acima mencionados apenas a título de ilustração. O pedal Plan-9 Tone Ranger Ge é um produto diferente e não deve ser confundido com o pedal "Rangemaster" produzido pela Dallas nos EUA nas décadas de 1960 e 1970.


home
Analog Effects