Analog Effects

Suppa Fuzz MkII Ge
Germanium Fuzz
 


O Plan-9 Suppa Fuzz MKII Ge recria o Marshall Supa Fuzz de 1968, utilizado pelo The Who e inúmeras bandas nos anos 60 e 70.

Trata-se de um circuito muito parecido com o do Tone bender MKII, mas de sonoridade mais grave
.



Marshall Supa Fuzz original dos anos 60




Como o antigo Marshall, o Plan-9 Suppa Fuzz possui um excelente controle de Fuzz, que permite a obtenção de timbres mais limpos e com menos sustain de excelente qualidade. O pedal também limpa de modo notável quando se reduz o controle de volume na guitarra. Em volumes altos e com boa amplificação o Plan-9 Suppa Fuzz também possibilita a criação de belíssimos feedbacks harmônicos.

Modificações

Como nas outras recriações Plan-9, todas as modificações que realizamos são feitas com a preocupação de não comprometer os timbres do pedal original.



Utilizamos um sistema de estabilização dos transístores com um diodo de germânio para evitar problemas de bias com as altas temperaturas do Brasil. O circuito também conta com filtro contra ruídos e proteção contra inversão acidental da polaridade da alimentação, para proteger os raros componentes.

Transístores

A excelência de nossa versão se deve ao fato de utilizarmos, como o antigo "Marshall Supa Fuzz, os notáveis transístores de germânio OC75  e OC81D. Além disso selecionamos apenas os melhores transístores de nossos lotes, considerando fatores como ganho hFE e fuga, tendo em vista a melhor sonoridade e confiabilidade.

Nesse modelo utilizamos dois transístores
Mullard OC75 NOS dos anos 60, e um segundo transístor de germânio à nossa escolha (OC81d, Mullard OC76, OC44, CV7003 ou OC72), dependendo do que for necessário para o melhor ajuste da bias.

     
Transístores OC75 e OC81D de nosso estoque.


Clique aqui para mais informações sobre os transístores e componentes utilizados pela Plan-9.
Controles

Fuzz: corresponde ao "Filter" do antigo Supa Fuzz, e limita a intensidade da distorção fuzz

Volume:
controla o sinal de saída



Chave toggle Hi/Lo: varia entre os timbres graves originais do Marshall Supa Fuzz (Lo), e timbres com redução de graves (modo Hi). Esta modificação permite timbres mais agudos, semlhantes aos do Tone Bender MKII, pedal de circuito muito parecido com o do Suppa.

Bias: um knob na parte traseira do pedal foi adicionado para proporcionar um controle maior sobre o ganho e os timbres do fuzz. Com este controle você poderá reproduzir uma ampla gama de sonoridades fuzz produzidas pelos Supa Fuzz, visto que estes pedais (como todo fuzz de germânio dessa época) costumavam variar muito suas características sonoras de unidade para unidade.

Suppa Fuzz MkII Ge
Características:

  • 100% True bypass com footswitc 3PDT
  • Montagem off board do hardware (jacks e chaves)
  • Alimentação interna com bateria de 9V (incluída)
  • Alimentação externa com fonte estabilizada 9V/50mA
  • 3 transístores de germânio, 2 Mullards OC75 NOS e 1 DSI OC81D
  • Estabilização térmica do transístor principal
  • Proteção contra inversão acidental de polaridade e ruídos
  • Desligamento automático da bateria com o jack input desplugado
  • Potenciômetros Constanta (se em falta utilizamos Alpha, CTS ou Mauser)
  • Jacks Switchcraft
  • Knobs witch hat originais Fender
  • Led mini olho de boi com suporte de metal
  • Caixa de aço com pintura epóxi  eletrostática
  • Serigrafia (silk) epóxi resistente
  • Manual, recibo e Certificado de Garantia Plan-9 de cinco anos




IMPORTANTE

O termo "Marshall Supa Fuzz" é marca registrada e não é propriedade da Pan-9 Analog Effects. Ele é propriedade de seus detentores, sendo mencionado acima nesta página e no site Plan-9 apenas a título de ilustração.  O pedal Plan-9 Suppa Fuzz MkII Ge é um produto diferente e não deve ser confundido com o pedal "Marshall Supa Fuzz".




Analog Effects